Início > Top Designers > Top Designers #4: Arne Jacobsen

Top Designers #4: Arne Jacobsen

O que as cadeiras Egg, Ant, Oxford, Swan e Series-7 tem em comum? Além de serem sucesso de vendas até hoje, objeto de desejo de muitos, presença marcante em salas de estar e escritórios do mais alto padrão, elas levam a assinatura de um mesmo designer: Arne Jacobsen.

Arne Emil Jacobsen foi um exepcional designer dinamarquês (1902 – 1971), além de arquiteto, decorador, projetista de móveis, têxtil e de cerâmicas. Sua abordagem “menos é mais” o coloca entre outros grandes nomes da arquitetura da época, incluindo Le Corbusier, Mies Van der Rohe e Gunnar Asplund.

Formato pela Royal Danish Academy of Fine Arts, em Copenhagen. Como arquiteto, os seu projetos mais conhecidos são o St. Catherine’s College, em Oxford, e o Hotel Royal SAS de Copenhagen para o qual desenhou a cadeira Egg, em 1957, além da cadeira e do sofá Swan e da sua linha de talheres da Georg Jensen. O Hotel Royal de Copenhagen pode ser considerado a sua principal obra, como arquiteto e designer, conseguiu de modo brilhante transpor o design externo para o interno, com equilíbrio e sabedoria.

A cadeira Egg hoje se tornou ícone de design, e quando digo ícone, não me refiro só a referência em termos de móveis assinados por designers, mas como ícone gráfico. Quantas logos de lojas de móveis você encontra por aí com o desenho da Egg?

A popularidade de suas criações se deve também ao número de cópias que existem por aqui no Brasil. Eu não tenho certeza, pode ser que a patente industrial desses produtos já tenha caído, e por isso chove de empresinhas ganhando dinheiro às custas do design dos outros (anyway, ele já morreu…) Mas sei que a marca desses produtos está muito bem registrada. TM

Outro dia mesmo eu fui numa loja que vendia cadeiras para escritório, e o gerente fez a maior propaganda da sua cadeira (cópia da Swan), que ele vendia por 800 dinheiros, sendo que a Brasita (importadora oficial de móveis italianos) vende a  mesma cadeira por 3000. “E é a mesma coisa!” disse ele.

Aí vai um textinho do nosso caro criador, falando a respeito de uma de suas mais famosas criaturas, a cadeira ANT (tem mais alguém que acha que ela lembra uma formiga?)

“Eu baseei meu trabalho e uma necessidade: para que cadeiras são necessárias? Eu descobri que as pessoas precisavam de um novo tipo de cadeira para cozinhas pequenas, que são comuns na maioria dos predios atuais, uma cadeira pequena, leve e barata. Ao mesmo tempo, eu criei uma que pode inclusive ser usada em refeitórios, como uma cadeira empilhável. Ela pode ser guardada, inserindo uma sobre a outra, consequentemente economiza tempo e energia. Arne Jacobsen

Diz aí, virou fã?

Ant - 1952 - criada para a cantina da Novo Nordisk, multinacional dinamarquesa de saúde.

Series 7 - 1955 - baseada na Ant, mas com uma modelagem aperfeiçoada, sucesso de vendas

Todos os modelos da Serie-7

Egg - 1958 - criada para o lobby e área de recepção do Royal Hotel, em Copenhagen

Swan - 1958 - juntamente com a cadeira Egg, criada para o lobby e área de recepção do Royal Hotel, em Copenhagen

Talheres - 1958 - criados para o Royal Hotel, em Copenhagen

Candelabro - 1958 - criado para o Royal Hotel, em Copenhagen

Oxford - 1963 - A versão original foi desenhada para os professores do St. Catherine's College em Oxford.

Hotel Royal SAS, Copenhagen, Dinamarca

Fontes: Site oficial do designer

Fabricante oficial das cadeiras

Fabricante oficial dos talheres e candelabro

Wikipédia

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: