Início > Graphic Design, Top Designers, Toys > Top Designers #3: Clifford Richards

Top Designers #3: Clifford Richards

Clifford Richards

Hoje descobri um novo designer, novo para mim, mas nem tão novo para a humanidade. Clifford Richards fez sucesso nos anos 60 e 70 como ícone no design gráfico de brinquedos e caixas de papel na Grã-Bretanha.

Estudou ilustração na South East Essex School of Art. E iniciou sua carreira como diretor de arte da SH Benson. Mais tarde trabalhou numa pequena agencia chamada Connell May & Stevenson, onde desenvolveu seus primeiros produtos de papel cartão: um conjunto de caixas de presentes para a Bloomingdale’s de Nova York e uma coleção de animais feitos de papel. Totalmente inovadores, esses produtos traduziam o estilo dos anos sessenta e se destacaram por sua originalidade e simpatia. Por esse sucesso, ele deixou a agência e se concentrou no desenvolvimento de novos produtos e projetos de design gráfico com papel de forma autônoma.

Slotzoo - coruja, panda e gato da série de animais decorativos de papel - um dos primeiros trabalhos

Caixas de presente para a Bloomingdales de NY.

Caixas de presente, pré-montadas com encaixe e sem cola, em silk screen.

Entre seus produtos mais famosos se destaca a coleção de caixas de papel com motivos Pop ultra coloridos que virou um must-have instantâneo, eles eram perfeitos para a época:  divertidos, modernos, e um meio barato e rápido para embrulhar presentes. Em pouco tempo, as caixas se espalharam pela Grã-Bretanha e posteriormente, por toda a Europa.

Brinquedos de Papelão auto-montado para a Polypops

Além das caixas de presente, sua série de animais e outros kits de personagens em papelão decolaram em tempo para o Natal de 1967 e mantiveram-se popular na década de 1970. Uma série de brinquedos de papelão auto-montado saiu paralelamente para a Polypops, uma empresa de brinquedos infantis de papelão.

Noah’s Ark Poster

Outro trabalho bastante famoso é seu poster da Arca de Noé que decorou muitos quartos infantis no começo dos anos 70.

Robot Mug para a Graham and Green Kitchen e Big Tomato Company

Clifford Richards, hoje aos 75 anos, continua trabalhando para empresas como Big Tomato Company, Graham & Green e Original Metal Box Company (espero que sim, pois a última notícia que encontrei dele foi de 2008). Além disso, teve seus produtos adquiridos pela Victoria & Albert Museum para sua coleção permanente (Museum of Childhood), em Londres.

Clifford Richards é um dos grandes expoentes do design gráfico inglês. Muito do que temos hoje em termos de caixas de presente, paper toys e displays divesos podem ser considerados heranças desse designer que lançou tendências e influenciou gerações, como a minha e a sua, mesmo sem nunca termos ouvido falar dele antes, não é?

Via Word of Kane

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: